terça-feira, 5 de março de 2013

Os "Nossos" SOCIÓLOGOS...


AIDA VALADAS LIMA


Aida Maria Valadas de Lima Pinto Guizo, concluiu Economia e Sociologia Rural pelo Centro de Estudos de Economia Agrária em 1983. Entra para o ISCTE-Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa em 1977, como Assistente Eventual, passando em 1979, para Assistente e em 1984, para Assistente Convidada, ingressando finalmente em 2001, como Professora Auxiliar Convidada. Lecciona a cadeira de Sociologia do Ambiente, do qual é coordenadora, tendo entre outras, leccionado: Sociologia Rural, Instrumentos e Instituições de Planeamento, Território e Ambiente no Mestrado de Sociologia, Laboratório I e II, Competências Transversais – Escrita de Textos Técnicos e Científicos, etc.. Colaborou no Mestrado de Sociologia, especialidade em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente e em curos de Pós-Graduação, em Educação Ambiental na Universidade Católica de Lisboa. Colaborou no Mestrado de Turismo, Ambiente e Identidades Locais, no INESLA – Grândola e colaborou no Mestrado de Ciências Sociais, no Instituto Politécnico de Viseu.

Graus Académicos:

2009-2001

Doutoramento em Sociologia – ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

1983

Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica

Economia e Sociologia Rural – Centro de Estudos de Economia Agrária


1977

Licenciatura em Economia – ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa



Linhas de Investigação:


Sociologia Económica

Sociologia Rural

Sociologia do Ambiente



Publicações:


Lima, Aida Valadas e Manuela Reis (2001), "O culto moderno dos monumentos. Os públicos do parque arqueológico do vale do Côa" in Eduarda Gonçalves (coord.), O Caso de Foz Côa: um Laboratório de Análise Sociopolítica, Lisboa, Edições 70.

Lima, Aida Valadas de (coord.) (2000), Agricultura e Ambiente - A aplicação das Medidas Agro-Ambientais. Inquérito Exploratório na Região do Oeste, Lisboa, OBSERVA/ISCTE.

Patrício, Maria Teresa, Aida Valadas de Lima e Eleutério Sampaio (2000), "Tradução e implementação das medidas agro-ambientais em Portugal", Práticas e Processos de Mudança Social - Actas do III Congresso Português de Sociologia, Oeiras, Celta Editora (edição em CD-Rom).

Reis, Manuela e Aida Valadas de Lima (2000), "Development, territory and environment" in José Manuel Leite Viegas e António Firmino da Costa (eds), Crossroads to Modernity. Contemporary Portuguese Society, Oeiras, Celta Editora, pp. 279-303.

Lima, Aida Valadas e Manuela Reis (1999), "Os Públicos de Foz-Côa" in Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 39 (1-2), Porto, pp. 187-210.


Outras Publicações:

Publicou 24 artigos em revistas especializadas, 4 trabalhos em actas de eventos, possui 12 capítulos de livros e participou e mas de 40 eventos no estrangeiro, orientou 3 dissertações de Mestrado e co-orientou um nas áreas de Outras Humanidades e Sociologia.


Sem comentários:

Enviar um comentário