sexta-feira, 13 de julho de 2012

As mais belas Bibliotecas do Mundo: BIBLIOTECA MELK MONASTERY LIBRARY, MELK - ÁUSTRIA

BIBLIOTECA MELK MONASTERY LIBRARY, MELK - ÁUSTRIA

A Melk Monastery Library, localiza-se na cidade de Melk. Historicamente, Melk era um centro espiritual e cultural no interior da Áustria que contava com a casa do Badenbergs, e mais tarde um mosteiro beneditino fortificado transferido para os irmãos em 1089 por Leopoldo II. A abadia serviu como centro da comunidade medieval. Foi no início do séc.XVIII, que os grandes edifícios barrocos que hoje podem ser visitados, foram construídos. O trabalho de restauração em curso desde o final da década de 1970 garante que os visitantes possam ver muitos dos quartos mais famosos e bonitos da abadia, incluindo a biblioteca.

Ao contrário do que se possa imaginar a biblioteca não é um simples lugar empoeirado subterrâneo onde livros se guardam, ao contrário o salão principal desta biblioteca local iluminado pelo sol e muito bonito feito para as quatro faculdades do conhecimento: Teologia, Filosofia, Medicina e Jurisprudência, conforme ilustrado por quatro estátuas de madeira que ladeiam as portas em cada extremidade da sala.

Muito acima do segundo andar do mezanino, localiza-se o afresco do teto, uma representação simbólica da Fé rodeado por anjos que representam as quatro virtudes cardeais: sabedoria, justiça, fortaleza e temperança que foi pintado por Paul Troger em 1731/32. A sala menor, ao lado, contém um outro afresco no teto de Troger, um retrato alegórico da Ciência. O salão principal é dominado por dois globos enormes, um terrestre, um astronômico.

A biblioteca Melk tem cerca de 100. 000 volumes, incluindo 1.888 manuscritos, 750 incunábulos (obras impressas antes de 1500) e 80.000 obras do século XX. Entre eles, estão cerca de 1.200 livros escritos à mão pelos irmãos nos séc. IX a XV, algumas das quais tiveram uma vida inteira ou as vidas de vários monges para criar.

Dos doze quartos que compõem a biblioteca, só o salão principal e um quarto menor adjacentes são abertos ao público; uma escada em espiral incrível, com um portão rococo leva até aos quartos não abertos ao público e estes também seguem até a igreja da abadia.













Sem comentários:

Enviar um comentário