segunda-feira, 2 de julho de 2012

As mais belas Bibliotecas do Mundo: BIBLIOTECA GEORGE PEABODY LIBRARY, JOHNS HOPKINS UNIVERSITY, BALTIMORE, EUA

BIBLIOTECA GEORGE PEABODY LIBRARY, JOHNS HOPKINS UNIVERSITY, BALTIMORE, EUA


A Biblioteca George Peabody, antiga Biblioteca do Instituto Peabody da cidade de Baltimore, data da fundação do Instituto Peabody em 1857. Nesse ano, George Peabody, um filantropo Massachusetts-nascido, dedicou o Instituto Peabody para os cidadãos de Baltimore na apreciação da sua "bondade e hospitalidade."
O Instituto Peabody, de acordo com a Carta George Peabody, originalmente composta por uma biblioteca pública gratuita, uma série de palestras, um conservatório de música e uma colecção de arte.
A Peabody, edifício da Biblioteca, que abriu em 1878, foi projectado pelo arquitecto Baltimore Edmund G. Lind, em colaboração com o reitor, o Dr. Nathaniel H. Morison.  Reconhecida pela sua notável arquitectura interior, a Sala Stack Peabody contém cinco níveis de ornamentais em ferro fundido, varandas, que se elevam drasticamente até o tecto de 61 metros acima do chão.  A arquitectura da Biblioteca Peabody, foi discutida por James D. Dilts e Baltimore Catharine F. Preto, da empresa de ferro fundido “Edifícios & Ferragens Arquitectónico” (1991).
Reflectindo os interesses académicos do século XIX, a biblioteca é composta por uma colecção de referência geral em praticamente todos os assuntos.  A biblioteca contém mais de 300.000 títulos que datam principalmente entre o século XVIII ao século XX. Aspectos mais importantes da colecção são arte, arqueologia britânica e arquitectura, a história britânica e americana, biografia, literatura Inglesa e americana, as línguas românicas e literatura, grego e latim clássicos, história da ciência, geografia, e exploração e de viagem, incluindo uma colecção grande mapa.
A Biblioteca Peabody permaneceu parte do Instituto Peabody até 1966, quando o acervo da biblioteca foi transferida para a cidade de Baltimore e administrada como um departamento da Biblioteca Livre Enoch Pratt. A colecção foi transferida novamente em 1982, desta vez para The Johns Hopkins University.  A Biblioteca George Peabody é agora uma parte do Departamento de Colecções Especiais de Bibliotecas da universidade Sheridan.  Manter as disposições do presente original do Sr. Peabody, a Biblioteca George Peabody é uma colecção não-circulante aberto ao público em geral. A biblioteca está localizada a 17 E. Local de Mount Vernon, Baltimore, MD 21202.














 

Sem comentários:

Enviar um comentário