quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

À Volta com a Economia: IRS: Contribuintes têm de compensar retenção na fonte



IRS: Contribuintes têm de compensar retenção na fonte


Retenção na fonte em IRS dos salários processados antes de 10 Fevereiro terá de ser compensada no próximo mês.

Alguns contribuintes vão ter acertos adicionais em Março por causa das tabelas de retenção na fonte em IRS. Estes acertos - que poderão implicar mais ou menos dinheiro disponível nesse mês - ocorrem apenas se as entidades patronais tiverem processado os salários dos trabalhadores antes de 10 de Fevereiro, data da entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte. É que, nestes casos, as retenções às remunerações ainda foram feitas de acordo com as tabelas de 2011.

Uma circular da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vem definir que, quando o processamento dos salários tenha sido feito antes da entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de IRS e o pagamento feito já durante a vigência das novas taxas, devem as entidades patronais, privadas ou públicas, "proceder, até final do mês de Março de 2012, aos acertos decorrentes da aplicação àqueles rendimentos das novas tabelas de IRS". Assim, além da retenção na fonte correspondente ao mês de Março, vão ter o acerto correspondente a Fevereiro.

Na prática, isto significa que alguns contribuintes vão ter menos dinheiro disponível no final do mês e outros terão mais, consoante sejam trabalhadores do privado ou do sector público, respectivamente. Os trabalhadores de empresas privadas sofrerão um corte, já que as tabelas deste ano são mais gravosas do que as do ano passado, uma vez que têm em conta os limites globais introduzidos pelo Governo de Passos Coelho às deduções em IRS - que afectam aspectos como as despesas de saúde e da casa, por exemplo - e os tectos aos benefícios fiscais, que Sócrates já tinha aplicado.


Fonte: DIÁRIO ECONÓMICO ONLINE

Sem comentários:

Enviar um comentário