segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Minha Tese: Percursos e Representações sobre o Consumo Excessivo de Álcool: Um Estudo Exploratório na Grande Área de Lisboa - ENQUADRAMENTO TEÓRICO

1.1         Consumo excessivo de álcool

É fácil fazer-se o diagnóstico de consumo excessivo de álcool quando se vê alguém em estado de embriaguez, no entanto é difícil fazer-se esse diagnóstico quando a ingestão, embora menos maciça, é mais frequente e prolongada. Este tipo de consumidores geralmente trabalham e estão integrados na sociedade, mantendo um ligeiro ou moderado nível de alcoolémia ao longo do dia e não entendem que têm um problema com o álcool. Muitos acidentes de trabalho e de viação, assim como muitos problemas de relação familiar e laboral, são devidos a este tipo de consumo.
Mas então perguntemos: o que é o consumo excessivo de álcool?
Consumo excessivo de álcool para um homem adulto é consumir diariamente mais de 24 gramas de álcool, o que equivale a 250 ml de vinho ou 3 copos de cerveja. Uma mulher adulta não deve ultrapassar os 16 gramas, o que equivale a 170 ml de vinho ou 2 copos de cerveja. Os menores e as grávidas não devem consumir qualquer quantidade de álcool.
Estes valores fazem-se partindo do pressuposto que nos dias em causa não se consomem bebidas destiladas (p.e. aguardente, conhaque ou whisky).
Ultrapassar ligeiramente os valores atrás referidos (p.e. consumir 300 ml de vinho por dia) já é prejudicial à saúde mas, como todos sabemos, não chega para embriagar. A embriaguez só sobrevém quando os consumos ultrapassam os 0,75 ou mesmo 1 litro de vinho (neste caso, um homem adulto geralmente só revela diminuição dos reflexos e maior desinibição).
A quantidade de álcool no sangue (taxa de alcoolémia medida em gramas por litro), embora tenha a ver principalmente com a quantidade de álcool ingerido, está também relacionado com outros factores, nomeadamente:

  • Peso e sexo, atingindo as pessoas de baixo peso e do sexo feminino taxas de alcoolémia mais altas com menor ingestão de álcool.
  • Ingestão rápida e maciça, especialmente se for fora das refeições, também leva a que se atinjam taxas mais altas.

É importante realçar que os sintomas de embriaguez só aparecem cerca de 15 minutos (se fora das refeições) a 30 minutos (se durante as refeições) após a ingestão alcoólica, e o álcool no sangue só baixa após muitas horas de trabalho do fígado. Isto porque o fígado é responsável pela eliminação de quase todo o álcool ingerido (cerca de 95%) e tem apenas uma capacidade de eliminar cerca de 0,1 gr/litro de alcoolémia por hora. Isto significa que um homem adulto que beba 1 litro de vinho, por apresentar geralmente cerca de 0,8 gr/litro de alcoolémia, precisará de cerca de 8 horas para eliminar totalmente o álcool do sangue. É claro que, se o mesmo indivíduo beber o dobro, precisará evidentemente do dobro do tempo para o seu fígado fazer a eliminação do álcool.
A forma de calcular o número de gramas em álcool que uma bebida contém, bem como a taxa de alcoolémia produzida pela sua ingestão, é a seguinte:

Quantidade
Graduação do Álcool
Percentagem de Álcool
Volume de Álcool
Gramas de Álcool
(ml  x  0,8)

1 Litro de Vinho

12º
12%
120 ml
96 – 100 gramas

1 Litro de Cerveja

6%
60 ml
48 – 50 gramas

1 Litro de Aguardente

50º
50%
500 ml
400 gramas


O número de gramas em álcool de uma bebida pode ser calculado multiplicando o número de mililitros (ml) de álcool
de uma bebida por 0,8 (o álcool é menos denso do que a água)

De uma forma prática, podem obter-se valores aproximados da taxa de alcoolémia atingida com determinadas quantidades de bebidas alcoólicas ingeridas, através da seguinte fórmula:

Taxa de Alcoolémia =
Álcool consumido (em gramas)
Peso corporal (em Kg) x Coeficiente

            Coeficientes:
                        0,7 – Homens em jejum
                        0,6 – Mulheres em jejum
                        1,1 – Decurso das refeições

Sem comentários:

Enviar um comentário