sábado, 22 de janeiro de 2011

A Minha Tese: Percursos e Representações sobre o Consumo Excessivo de Álcool: Um Estudo Exploratório na Grande Área de Lisboa - ENQUADRAMENTO TEÓRICO

1.1         Apresentando o Álcool

O álcool é um líquido incolor produzido a partir de cereais, raízes e frutos. Pode ser obtido mediante a fermentação destes produtos, atingindo concentrações que variam entre 5 e 20% (cerveja, vinho, sidra) ou por destilação e/ou adição resultante de destilação, o que aumenta a concentração etílica até 40% (aguardente, licor, gin, whisky, vodka, rum, vinhos espirituosos).
O nome químico do álcool é etanol, substância que se traduz pela forma química de CH3 CH2 OH. O álcool pode ser associado a outros elementos químicos, responsáveis pela cor, sabor, odor e outras características da bebida. A sua comercialização e consumo são legais.
O álcool é consumido por via oral e é um desinibidor e depressor. Após a sua ingestão, começa a circular na corrente sanguínea, afectando todo o organismo, em especial o fígado. Bloqueia o funcionamento do sistema nervoso central, provocando um efeito de depressão. A aparente estimulação conseguida com o álcool é, na realidade, resultado da depressão dos mecanismos de controlo inibitório do cérebro. Em primeiro lugar são afectados os centros superiores (o que se repercute na fala, pensamento, cognição e juízo) e posteriormente deprimem os centros inferiores (afectando a respiração, os reflexos e, em casos de intoxicação aguda, provocando coma).
O consumo moderado de álcool pode ser benéfico, dado que reduz o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou as drogas pelo seu grau de perigosidade, seguindo critérios como o maior ou menor perigo tóxico, a maior ou menor capacidade de provocar a dependência física e a maior ou menor rapidez com que esta dependência se estabelece.
Com base nos critérios anteriores, as drogas são classificadas em quatro grupos:

Ø  Grupo 1 – Ópio e derivados (morfina, heroína, etc.);
Ø  Grupo 2 – Barbitúricos e álcool;
Ø  Grupo 3 – Cocaína e anfetaminas;
Ø  Grupo 4 – LSD, canabinóides, tabaco, etc.

É interessante verificar que o álcool é classificado no Grupo 2 devido aos seus terríveis efeitos sobre a saúde, e a grande dependência física e psíquica que provoca quando consumida em excesso. Além do mais, se o álcool é considerado melhor que as drogas “duras” do Grupo 1 (heroína, por exemplo), não é por o seu abuso ter menos repercussões físicas ou psíquicas. De facto, o abuso de álcool poderá ter maior gravidade clínica que o consumo de heroína. A única grande vantagem do álcool, está tão somente na possibilidade cultural de muitas pessoas o conseguirem consumir sem abusar, enquanto com a heroína isso é praticamente impossível.
O álcool é um produto da fermentação de açúcares de numerosos produtos de origem vegetal (frutos, mel, tubérculos, cereais) sob a influência de microrganismos, nomeadamente leveduras.
Quanto à sua origem, as bebidas alcoólicas podem ser:

Bebidas fermentadas – obtêm-se por fermentação alcoólica dos sumos açucarados, pela acção das leveduras;

Bebidas destiladas        resultam da destilação (por meio dum alambique) do álcool produzido no decurso da fermentação. Através de um processo de evaporação (seguida de condensação pelo frio) das bebidas fermentadas, podem obter-se bebidas mais graduadas.           

São bebidas alcoólicas fermentadas:

Ø  Vinho       >          Obtido por fermentação do sumo da uva. Tem graduação que vai de 8 a 14 graus. Um litro de vinho de 12 graus contém 120 ml de álcool puro, ou seja, 96 gramas de álcool;
Ø  Cerveja    >          Obtida por fermentação de cereais (cevada) e aromatizada pelo lúpulo. A sua graduação varia entre 4 e 8 graus.
Ø  Água-pé  >          Obtida da mistura de água e mosto já espremido. A sua graduação é de aproximadamente 2 a 3 graus.
Ø  Cidra        >          Obtida por fermentação do sumo de maçã, raramente ultrapassa os 4 a 5 graus.
Ø  Outras      >          Provenientes da fermentação de sumo de outros frutos.

São bebidas alcoólicas destiladas:

Ø  Aguardente        >          Bebida com uma graduação à volta de 45 graus. Resultam da destilação de:

·         Vinhos (por exemplo, conhaque)
·         Frutos (por exemplo, aguardente de figo)
·         Sementes (por exemplo, Whisky, vodka, gin, etc.)
·         Melaço de Cana sacarina (por exemplo, rum)

Ø  Licores                >          Bebidas à base de vinhos, com maior graduação que estes (exemplo, vinho da Madeira ou vinho do Porto) ou de misturas de vinho com álcool, açúcar e aromas (por exemplo, anis, licores diversos), vinhos “generosos” ou vinhos “licorosos”, geralmente têm graduações que variam entre 15 e 20 graus.

Dado que as várias bebidas alcoólicas vulgarmente usadas têm diferentes graduações, obviamente que elas podem fornecer ao organismo idênticas quantidades de álcool, se ingeridas em volumes diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário